quinta-feira, 30 de abril de 2009

Só para polemizar... de novo! Vc colocaria o sobrenome do seu marido???


Bem, o assunto do almoço ontem foi: nomes! Eu tenho um belo arsenal de histórias relativas ao meu nome, já que nem nome é... é um apelido!!! Mas não é sobre isso que eu vou falar...
Quando eu casei decidi NÃO inserir o sobrenome do marido ao meu já longuíssimo nome. Isso causou estranheza, revolta, desdém... anyway...
Eu tenho uma série de razões para não aceitar esta IMPOSIÇÃO da sociedade (porque o código civil deixa vc livre para a escolha):
1) Meu nome já é muito comprido (2 nomes e 2 sobrenomes)
2) O sobrenome do marido tem sonoridade igual ao meu último sobrenome (ÃO + ÃO = CONFUSÃO)
3) Eu nunca iria tirar um dos nomes da minha família para agregar mais um
4) Passei 27 anos da minha vida sendo Fulana Sicrana da Coisinha de Jesus - porque raios eu iria começar a ser a Fulana Sicrana da Coisinha de Jesus da Silva????
5) O homem também pode colocar o nome da esposa, mas questionados eles sempre dizem NÃO! Pois ora, eu tb!!! Está lá no código civil:

Art. 1.565. Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes, companheiros e responsáveis pelos encargos da família.



§ 1º Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro.
6) Eu acho essa história de Sra. Sobrenome do Marido de uma cafonice sem tamanho!!!

Pronto, falei... e vc concorda???

Um comentário:

Raffa Mello disse...

Sim, i agree! Mas dependendo do sobrenome do meu futuro marido canadense eu posso pensar em inclui-lo!